Dicas e Curiosidades



15.01.2018 - Projetos
Usando o isolamento acústico para ter mais qualidade de vida

Uma das desvantagens que muitos costumam apontar em morar em apartamento ou em casas germinadas é o problema com barulho. Seja pelo medo de ser incomodado por barulhos em horários inoportunos ou pelo receio de receber reclamações se você é uma pessoa que gosta de ouvir música ou de receber amigos em casa, o barulho é sempre um ponto a ser considerado quando se é morador de apartamento.

No entanto, existem algumas maneiras de driblar esse problema, como o próprio isolamento acústico e o uso de alguns artifícios para absorver melhor o som. Veja abaixo como utilizar esses artifícios e melhorar a qualidade de vida de todos.

Leia mais:

Renovando a casa sem gastar muito

Dicas para receber visitas com conforto e hospitalidade

Por que o som chega na sua casa? 

O som viaja por meio de ondas que são propagadas pelo ar, portanto, se existem locais muito abertos ou com paredes muito finas em sua casa, o som consegue atravessar e chegar no seu ambiente (ou até mesmo sair do seu ambiente e incomodar outras pessoas). Por isso, construções mais antigas com paredes mais grossas isolam melhor o som.

Desde 2013 temos uma lei que exige um mínimo de isolamento acústico nas construções mais novas. Porém, ainda assim, muitas casas e apartamentos ainda sofrem desse mal.

Vedando a passagem do som 

Como o som chega pelo ar, uma das estratégias mais simples de isolamento acústico é vedar a entrada do ar - e, consequentemente, a entrada do som. Janelas com vidros duplos ou triplos e portas mais grossas são mais eficientes na vedação do som.

Se na sua casa você não possui uma dessas, o problema pode ser administrado com a ajuda de cortinas grossas e rolos para colocar na fresta debaixo da porta.

Absorvendo o som

Superfícies lisas refletem o som, causando o eco e dando a impressão de que o local é mais barulhento do que ele, de fato, é. Por isso, outra estratégia é escolher alguns materiais macios, felpudos e porosos para que o som, em vez de ser refletido, seja absorvido.

Esses materiais podem ser usados nas paredes, em painéis de madeira ou de tapeçaria, no chão, em tapetes felpudos ou até mesmo no teto, em forros de madeira ou gesso.

Seguindo essas dicas, a perturbação e a preocupação com o barulho com certeza irá diminuir muito.