Dicas e Curiosidades



05.10.2017 - Casa e Decoração
Qual a diferença entre piso de madeira e laminado?

Você é um apaixonado por pisos de madeira? Saiba que não está sozinho, seja pela tradição das casas antigas com pisos de madeira, pelo conforto ou até mesmo pelo belo visual, a madeira está sempre entre as primeiras opções na hora de construir ou reformar a casa.

Entretanto, ora por praticidade ou até mesmo pelo custo, muitos acabam abrindo mão do tão sonhado piso de madeira e optam por pisos laminados, ótimas opções para quem busca o aspecto da madeira mas não quer gastar tanto.

E na hora de escolher, qual vale mais a pena? Madeira ou o laminado?

Vamos mostrar algumas vantagens e desvantagens de cada um, assim, a decisão do piso da casa pode ser mais fácil do que você imagina.

 

Pisos de madeira

Os tão sonhados pisos de madeira natural podem ser tacos, assoalhos ou parquets. A variedade da madeira também muda bastante, as preferidas são carvalho, ipê, peroba, amêndola e cumaru.

Os pisos de madeira são indicados para quem quer fazer um investimento maior em um piso duradouro, que não necessita de tantos reparos. A possibilidade de fazer raspagens a cada dois ou três anos também o mantém como novo, além de dar um aspecto mais acolhedor e confortável a casa.

Além do custo, os fatores que podem pesar são o tempo e a dificuldade na aplicação do piso e os cuidados que devem ser tomados com pisos de madeira, que podem riscar com mais facilidade.

 

Pisos laminados

Os pisos laminados são uma ótima opção para quem procura um piso com aparência da madeira com gastos menores e mais praticidade.  Os laminados são feitos com estampas muito parecidas com madeira que dão um ótimo resultado final.

Outra característica interessante dos laminados é a rapidez de instalação e praticidade na manutenção, pois o piso exige menos cuidados do que a madeira, risca menos e tem um custo de manutenção mais baixo.

As desvantagens são a durabilidade, bem menor, a péssima resistência a água e os já conhecidos ruídos ocos ao pisar no chão. Este, um problema que costuma incomodar o público exigente e faz com que a indústria invista em novas tecnologias para diminuir e até mesmo eliminar o barulho.

 

Madeira x Laminados

Se você ainda não está decidido sobre qual a melhor escolha para você, vamos apresentar alguns comparativos simples:

Se você quer resolver os problemas rapidamente, com um piso de fácil aplicação, a escolha é o laminado.

A sua procura é por sofisticação e por um piso que pode durar décadas com manutenções pontuais, a melhor escolha, sem dúvida, é a madeira.

Se você tem filhos e animais de estimação e está procurando um piso para áreas de grandes circulações em sua casa, provavelmente terá menos dores de cabeça se optar pelo laminado.

Para quem ainda está indeciso, uma ótima dica é usar piso de madeira nas áreas menos movimentadas da casa, como o quarto, e pisos laminados em áreas de passagem, como corredores e salas, assim, você mantém a aparência da madeira e diminui os custos da sua obra.