Dicas e Curiosidades



27.10.2017 - Casa e Decoração
Os 5 mandamentos da decoração minimalista

Existem muitas teorias sobre a origem da decoração minimalista. Todas coincidem em falar que se trata de um movimento recente, que começou no século XX, após a Segunda Guerra Mundial.

As histórias se cruzam em um século conturbado, mostrando que a decoração muitas vezes alia a necessidade, arte e praticidade. Com toda a Europa destruída após duas grandes guerras, a decoração minimalista se tornou não só uma opção, como uma necessidade na reconstrução das casas.

Outra história sobre o minimalismo que também tem origem na Segunda Guerra Mundial fala da abertura do Japão para o ocidente, que se deu nessa época e mostrou para o mundo o estilo de vida dos japoneses, que sempre priorizou os conceitos base da decoração minimalista, cores neutras, organização e praticidade.

A necessidade, aliada aos movimentos artísticos modernos, que pregavam menos suntuosidade e mais praticidade, atendendo a nova realidade de pequenos espaços das grandes cidades criou um estilo minimalista, que veio para ficar, apresentando uma maneira mais simples de se viver.

Se você começou a conhecer agora a decoração minimalista, vamos apresentar para você os cinco mandamentos essenciais para começar a aplicar a decoração em casa, vamos a elas:

 

5 mandamentos da decoração minimalista

 

1 - Sempre escolherás o prático

O principal pilar da decoração minimalista é a praticidade. Ambientes onde cada item possui sua função e é aproveitado ao máximo pelos moradores. Portanto, esqueça dos itens de decoração que não cumprem este papel, se não possuem um motivo para estar lá, eles devem estar fora da casa.

2 - Em sua casa, terás apenas o necessário

Ambientes mais vazios, que valorizam o espaço, utilizando sempre linhas estreitas e simples que dominam os espaços. As janelas são lisas, os rodapés planos e um chão sem quebras e polido dão o tom de uma decoração com simplicidade.

3 - Usarás cores neutras e clean

Utilizando sempre a máxima que menos é mais, quando falamos de cores e decoração minimalista, a lógica se mantém. Por isso, branco, preto, cinza e uma paleta de tons neutros se torna indispensável. A dica para quem está começando é abusar das cores claras, pois dão grandeza ao espaço.

4 - Serás organizado

Como já dissemos, em um ambiente minimalista, todos os objetos possuem sua função. Para manter o local clean, organização é fundamental. Até mesmo porque, em uma decoração minimalista não há espaço para o fútil. Isso requer muita organização e atenção na distribuição das gavetas, armários e estantes. A organização não será um lema apenas na hora de decoração, será fundamental todos os dias para manter o ambiente espaçoso e bem aproveitado.

5 - Aproveitarás a luz natural o máximo que puder

O aproveitamento e difusão da luz natural é um dos grandes segredos de uma boa decoração minimalista. Ele ajuda a dar a sensação de espaço nos ambientes e se tornam a base da decoração da sua casa. Por isso, valorize e destaque as janelas, deixe a luz tomar conta da casa sem medo e aproveite a sua distribuição para organizar os ambientes.

No caso de luz artificial, esqueça os candeeiros e tudo que ocupa espaço e chama a atenção. A escolha sugerida são os discretos focos embutidos, que podem ser regulados facilmente de acordo com a necessidade do ambiente.

Preparado para iniciar sua aventura na decoração minimalista? Então aproveite e confira também itens práticos e divertidos que você precisa ter na sua casa!