Dicas e Curiosidades



05.07.2017 - Casa e Decoração
Minimalismo Chique

 

Conhecida como “Decoração Escandinava”, a nova tendência se inspira nas paisagens de lagos, montanhas e florestas da Escandinávia, região europeia formada pela Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia. Para isso, combina cores claras e neutras com elementos rústicos e naturais, como madeira, couro e lã, além de linhas retas e elementos construtivos, como fiação à mostra.

A combinação pouco óbvia desses elementos cria um ambiente clean e moderno com uma atmosfera de simplicidade e conforto. Além da beleza, o design escandinavo atrai pelo propósito de fazer mais com menos.

Selecionamos algumas ideias que traduzem bem o estilo escandinavo para ajudar a te inspirar.

1. As paredes brancas são marca registrada dessa decoração, pois trazem sensação de amplitude, principalmente, quando recebem luz natural - outra característica importante desse estilo. Algumas variações de tons neutros - como off-white, cinza e nude - também são explorados.

 

2. Para a luz natural entrar no ambiente, é preciso que as janelas e portas sejam não só grandes como permaneçam sem adornos ou cortinas.

 

3. Se o apartamento não tem grandes janelas para ter uma iluminação natural, dá para investir em luminárias de luz branca com boa intensidade. Sejam elas de chão, parede ou teto, tendem a ser simples, minimalistas e modernas, com formas bem definidas.

 

4. O preto e branco é uma combinação clássica do estilo escandinavo, mas, criar pontos estratégicos com cores vibrantes ajudam a deixar o ambiente mais moderno. Almofadas, quadros e até uma planta fazem a diferença. Para quem não gosta de cores fortes, as estampas geométricas também são uma opção.

 

5. Os móveis devem ser funcionais, com linhas retas e simples, para que a circulação seja o mais livre possível.

 

6. Os estofados e tecidos geralmente são neutros e naturais, como linhos, algodão e lã. A mistura de texturas, inclusive, é muito bem-vinda.

 

7. Para criar um ambiente mais despojado com toque rústicos e industriais, pendure lâmpadas pelo fio, exponha quadros diretos no chão e abuse de peças étnicas.